sexta-feira, 24 de julho de 2015

Healthy Lifestyle #3 - Sementes de Chia

Olá a todas, hoje vim falar sobre sementes de chia! Ultimamente as sementes têm integrado bastante na minha alimentação.. Com maior incidência nos pequenos almoços e lanches, como também algumas refeições quando baseadas em saladas.

Para quem quer ser mais saudável ou mesmo perder peso, por muito simples que seja a dieta, devemos sempre pesquisar e pedir ajuda a profissionais que nos possam recomendar e ajudar a seleccionar melhor o tipo de alimentos que podemos/devemos ingerir em maior quantidade.


Chia


Esta semente, teve origem no México, tendo sido bastante consumida por civilizações antigas na necessidade de força e resistência física.

Composição: Omega 3, cálcio, magnésio, proteína e potássio

Benefícios:

  • saciedade, pois por serem ricas em fibras, estas sementes ao entrarem em contacto com a água formam uma substancia em gel no estômago, que torna a digestão mais lenta. Este processo, ajuda a que nos sintamos satisfeitos muito rapidamente o que influencia a uma diminuição das porções 
  • desintoxica e regula o transito intestinal e limpa o organismo
  • redução do colesterol
  • ajuda a controlar a glicemia
  • previne o envelhecimento precoce
  • melhora a imunidade do organismo
Deve-se ter em atenção as quantidades recomendadas (geralmente 2 colheres de sopa por dia, na marca que costumo comprar), pois quando consumida em excesso o efeito pode reverter visto que esta semente possuí um elevado teor calórico, o que pode levar ao ganho de peso.


Algumas das minhas receitas favoritas para ingerir esta semente:


banana | pêssego | sementes de Chia

Uma das maneiras que mais utilizo para ingerir a Chia, é com fruta ao pequeno almoço, faço um mix de fruta ou um mix de fruta com iogurte e é só misturar as sementes. Aconselho especialmente o pequeno almoço, pois segundo  a minha experiência, o efeito sente-se bastante bem e o boost energético é excelente. 


Quem mais é fã desta semente e quais as vossas experiências e formas de a ingerir? Partilhem tudo comigo através de comentários ou do facebook do blog.
Espero que tenham gostado, beijinhos, Jéss





Sem comentários:

Enviar um comentário