quinta-feira, 6 de julho de 2017

ACMA | #3 - Festas, Festejos e Festividades

Olá Olá, orá lá chegou mais um post com a já conhecida participação no projecto ACMA ( A ultura Mora Aqui), cujo objectivo é trazer alguma cultura aos blogs. Podem passar pela página de facebook para acompanharem os restantes participantes. Caso queiram participar basta contactarem através deste email: acma.cultura@gmail.com 


Hoje o tema é de festa, pois não há nada melhor do que as típicas festas de terrinha. Quem não adora as festinhas de bairro, a música popular acompanhada pelas famosas rolouttes onde se pode escolher desde farturas, churros, algodão doce ou a típica bifana no pão. Além da animação da festa em si, é sempre bom para reencontrar amizades, há sempre quem volte apenas na altura das festas.




Qualquer pessoa da zona do Ribatejo provavelmente conhece esta festa, que se realiza todos os anos em Vila Franca de Xira, no primeiro fim de semana de Julho.
A figura principal desta festa é o campino, sendo escolhido, homenageado e premiado todos os anos um campino diferente. A festa tem uma duração de 3 dias, compostos por largadas de touros, festas nas Tertúlias, concertos, missa, desfiles de charretes, campinos e carros alegóricos, Com estas actividades promovem não só o convívio, mas englobam também uma componente histórica e cultural.


Blogs Criadores: